Pensamento

"Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém. Ou seja, não podemos fazer tudo, mas podemos fazer alguma coisa."

Paula Teixeira

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Paula Teixeira nas celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promovido pelo INR

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., enquanto organismo que planeia, coordena e executa as políticas desta área, procedeu às Comemorações Nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro de 2012 - no Auditório da FIL - Parque das Nações - Lisboa, sob o lema - " Eliminar barreiras para criar uma sociedade acessível e inclusiva para todos".
O INR, I.P., promoveu a Sessão Oficial do Dia Internacional, com a presença da Senhora Dr.ª Maria Cavaco Silva , entre outras personalidades em que se incluiram membros de Gabinetes Ministeriais. 
O Programa deu especial destaque a um painel sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência, à entrega dos Prémios do INR, I.P., e à assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Torres Vedras, criando um Serviço de Informação e Mediação para as Pessoas com Deficiência, além de momentos culturais inclusivos. Um deles esteve a cargo da cantora e intérprete de Lingua Gestual Portuguesa Paula Teixeira.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Assembleia Geral da ONU, tem como objetivos sensibilizar, mobilizar e comprometer toda a humanidade para a concretização dos Direitos Humanos destes Cidadãos, reafirmados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 
A opção pelo dia 3 de dezembro, prende-se com a data de aprovação do emblemático Plano Mundial de Ação da ONU, em 1982, resultante das dinâmicas e das expectativas criadas no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em 1981. 


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Biografia da autora do livro "O Som das Cores"

PAULA TEIXEIRA

Foi na faculdade que Paula Teixeira se apaixonou pela língua gestual portuguesa (LGP), enquanto estudava para ser educadora de infância de meninos especiais. A profissão de intérprete ainda não era reconhecida nem havia sequer um curso superior, mas ela seguiu o coração e foi na Associação Portuguesa de Surdos que aprendeu os primeiros gestos. Desde então, conta com 13 anos de intérprete de LGP. Curiosamente, em televisão o seu primeiro "quadradinho" foi no programa infantil "Batatoon". As crianças sempre foram um público de eleição e é no meio delas que se sente como peixe na água. Por isso, anos mais tarde, voltou aos bancos da universidade e, atualmente, está a finalizar a licenciatura do curso de docente de LGP, para um dia poder ensinar esta língua de "mãos de encantar".

Paula Teixeira é ainda cantora, autora e compositora. Tem três álbuns de originais gravados e canta desde os 12 anos, altura em que pisou o palco do Teatro Maria Matos, numa festa da Associação Portuguesa de Pais e Amigos dos Deficientes Profundos. Paula decidiu reunir em si dois mundos aparentemente opostos, pois todo o seu caminho enquanto artista tem sido marcado por uma viagem cheia de cores, onde o som e o silêncio andam de mãos dadas e onde comunicação rima com inclusão. Ela também "canta" em LGP, traduzindo as suas letras para que, nos concertos ao vivo, a música chegue a todos. 

Paula faz dobragens para desenhos animados, deu voz a algumas canções em discos infantis e criou o projeto “Som e Silêncio” - um espetáculo lúdico-pedagógico itinerante que há sete anos ensina aos miúdos ouvintes o bê-à-bá da lingua gestual, sensibilizando-os para a aceitação da diferença. 
A viver o milagre da maternidade pela primeira vez, Paula Teixeira aventurou-se na escrita infantil. Contadora de histórias nata e com uma expressividade que salta à vista de todos.

A autora quer com este livro/dvd, totalmente inclusivo, deixar a sua marca no mundo. É este, aliás, o significado do nome escolhido para a sua filha: Noa. Uma marca que desperte desde cedo os mais pequenos para os valores com os quais quer educar a sua filha e que transforme muros em pontes, para que a mensagem chegue a todos, independentemente das suas limitações. É que a imaginação de uma criança não tem limites...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sinopse do Livro "O Som das Cores", Plátano editora, 2012


"Mãos de Encantar" é o nome escolhido para a coleção de livros infantis assinada por Paula Teixeira.  
Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e que contém os abecedários em LGP e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiobook, pois a história é contada em LGP e sonorizada.
“O Som das Cores” é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão. Aqui, os surdos vêem. Os cegos ouvem. E os outros desmistificam preconceitos, ao descobrirem que não é difícil comunicar com uma criança especial. Paula Teixeira, com este projeto inédito no mercado editorial português, por ser totalmente inclusivo, ensina a conjugar o verbo incluir em todas as suas formas. 


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Podiam muito bem ser o "Tomás" e a "Mariana"


Foi das melhores experiências da minha vida quando fui conhecer dois irmãos gémeos. A Inês é surda e o Tiago cego. Eu quis mostrar-lhes o DVD do meu "Som das Cores", ao mesmo tempo, e perceber realmente se os dois iriam perceber as cores do arco-íris.
Então fui à casa deles, sentámo-nos no sofá e ... tive vontade de chorar várias vezes. A Inês ria com a história e gostava muito das minhas caretas. O Tiago também ria e ia exclamando "que giro"! No fim os dois gostaram muito. 
A Inês disse-me que adorou a animação, que a história é muito bonita e a minha expressão é muito divertida.
O Tiago... para mim foi realmente marcante. Disse que adorava a cor amarela por causa do som do espreguiçar. E pediu à mãe para ir, no dia seguinte, à casa da tia que tinha um quintal, e sabia que tinha mangueira, e pediu para "ver " o arco-íris, que queria sentir as cores como o Tomás da história. Eu estava deliciada e com a sensação de "objectivo superado"; e foi das melhores sensações que tive nos últimos tempos. Foi realmente gratificante perceber que os dois se divertiram, entenderam, e que este DVD podia chegar a quem não ouve e a quem não vê; e sensibilizar todos aqueles que não têm nenhum tipo de limitação. Tudo maravilhoso!

Paula Teixeira

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Hino da Gala Sorrir na Educação - em LGP


Hino da DORA
  
Tenho oito braços e é pouco
Para tudo o que quero abraçar
Há tanta gente que merece
Que eu os venha a divulgar

Sou protetora e generosa
Atenta a quem faz o bem
Dou voz a projetos e causas
Que esta sociedade tem


Chamam-me DORA
A polva preocupação
O tempo é este agora
De sorrir na educação


Dou a conhecer exemplos
Que inspiram a não desistir 
Sou optimista e acredito
Que o melhor ainda está para vir!

Sou protetora e generosa
Atenta a quem faz o bem
Dou voz a projetos e causas
Que esta sociedade tem

Letra: Mafalda Ribeiro
Música: Paula Teixeira e Jaume Pradas