Pensamento

"Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém. Ou seja, não podemos fazer tudo, mas podemos fazer alguma coisa."

Paula Teixeira

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Biografia da autora do livro "O Som das Cores"

PAULA TEIXEIRA

Foi na faculdade que Paula Teixeira se apaixonou pela língua gestual portuguesa (LGP), enquanto estudava para ser educadora de infância de meninos especiais. A profissão de intérprete ainda não era reconhecida nem havia sequer um curso superior, mas ela seguiu o coração e foi na Associação Portuguesa de Surdos que aprendeu os primeiros gestos. Desde então, conta com 13 anos de intérprete de LGP. Curiosamente, em televisão o seu primeiro "quadradinho" foi no programa infantil "Batatoon". As crianças sempre foram um público de eleição e é no meio delas que se sente como peixe na água. Por isso, anos mais tarde, voltou aos bancos da universidade e, atualmente, está a finalizar a licenciatura do curso de docente de LGP, para um dia poder ensinar esta língua de "mãos de encantar".

Paula Teixeira é ainda cantora, autora e compositora. Tem três álbuns de originais gravados e canta desde os 12 anos, altura em que pisou o palco do Teatro Maria Matos, numa festa da Associação Portuguesa de Pais e Amigos dos Deficientes Profundos. Paula decidiu reunir em si dois mundos aparentemente opostos, pois todo o seu caminho enquanto artista tem sido marcado por uma viagem cheia de cores, onde o som e o silêncio andam de mãos dadas e onde comunicação rima com inclusão. Ela também "canta" em LGP, traduzindo as suas letras para que, nos concertos ao vivo, a música chegue a todos. 

Paula faz dobragens para desenhos animados, deu voz a algumas canções em discos infantis e criou o projeto “Som e Silêncio” - um espetáculo lúdico-pedagógico itinerante que há sete anos ensina aos miúdos ouvintes o bê-à-bá da lingua gestual, sensibilizando-os para a aceitação da diferença. 
A viver o milagre da maternidade pela primeira vez, Paula Teixeira aventurou-se na escrita infantil. Contadora de histórias nata e com uma expressividade que salta à vista de todos.

A autora quer com este livro/dvd, totalmente inclusivo, deixar a sua marca no mundo. É este, aliás, o significado do nome escolhido para a sua filha: Noa. Uma marca que desperte desde cedo os mais pequenos para os valores com os quais quer educar a sua filha e que transforme muros em pontes, para que a mensagem chegue a todos, independentemente das suas limitações. É que a imaginação de uma criança não tem limites...

1 comentário:

  1. que dizer de um talento assim?
    bj carlos peres feio -

    nota:
    (homenagem a 7 de Setembro de 2013 a António Feio, Chá da Barra Villa - Palácio do Egipto . Oeiras - ) 21h30

    ResponderEliminar